Computação Gráfica

Técnico em Computação Gráfica

Sobre o curso

Objetivos

O objetivo do curso técnico em Computação Gráfica é capacitar os alunos com habilidades e conhecimentos necessários para criar e manipular elementos visuais em diferentes mídias. Isso inclui o desenvolvimento de competências em design gráfico, modelagem 3D, animação, edição de imagens e uso de ferramentas de software relevantes. O curso visa preparar profissionais para atender às demandas da indústria criativa, abrangendo setores como design, publicidade, jogos, entretenimento e comunicação visual.

Público-Alvo

O curso técnico em Computação Gráfica abrange indivíduos criativos e interessados em design visual, animação, efeitos visuais e mídia digital. Estudantes e entusiastas que desejam adquirir habilidades práticas em software gráfico e explorar oportunidades nas áreas de design, entretenimento, publicidade e produção audiovisual também fazem parte desse público.

Conteúdo

Módulo 01

INTRODUÇÃO AO EAD

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Dependendo em que atividade se trabalhe, errar um texto pode ser imensamente comprometedor. Imagine, por exemplo, que você trabalhe em uma faculdade, no departamento de Letras, e comete alguns “errinhos” de português em uma mensagem publicada na página oficial da instituição em uma grande rede social. Vexatório, não é? Dia a dia as empresas vão passando por situações como esta. E-mails, postagens, cartazes, banners e folders eletrônicos, de modo geral, necessitam de um revisor de língua portuguesa para filtrar possíveis erros na redação desses textos. Mas, nem sempre isto é possível. Assim, cada profissional deve buscar seu melhoramento no que tange ao seu modo de escrever, procurando se utilizar do formato e estilo mais adequado à comunicação com seu público alvo. Dúvidas? Não se preocupe. Recorra ao fórum de dúvidas e discussões para socializar o seu conhecimento e esclarecer todas as suas dúvidas.

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

HUMAN CENTRED DESIGN

Traduzido do inglês – O design centrado no ser humano é uma abordagem para a solução de problemas, comumente usada em estruturas de design e gerenciamento que desenvolvem soluções para problemas envolvendo a perspectiva humana em todas as etapas do processo de solução de problemas.

ANÁLISE DE MERCADO: TENDÊNCIA, COMPORTAMENTO E MOVIMENTO

A presente unidade tem por objetivo apresentar uma visão geral dos últimos anos do mercado, destacando seus conceitos e características, tendo como finalidade a verificação de seus comportamentos, mudanças e tendências. Em seguida, contextualizamos a Análise de Mercado, apresentando também algumas ferramentas necessárias. Segue-se o contexto de profissionalização atual que o mercado vem sofrendo nos últimos 20 anos e, por fim, os principais desafios e as implicações da atualidade, nos contextos das cidades, campo e indústria. É importante destacar que a análise de tendências e comportamentos de um determinado nicho de mercado muitas vezes desperta em nós uma postura empreendedora, o que é muito salutar.

Módulo 02

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

ILUSTRAÇÃO E CRIAÇÃO DE IMAGENS VETORIAIS – ADOBE ILLUSTRATOR

O Adobe Illustrator é o aplicativo de design padrão do mercado que permite a você capturar sua visão com formas, cores, efeitos e tipografia. Trabalhe no desktop e em dispositivos móveis e crie belos designs rapidamente que servem em qualquer mídia, impressão, Web e aplicativos, vídeo e animação e muito mais.

ILUSTRAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS 2D – ADOBE PHOTOSHOP

Este componente curricular tem por finalidade capacitar o aprendente a utilizar o editor de imagens Adobe Photoshop para ilustrar, retocar e criar peças.

MODELAGEM MATEMÁTICA

A modelagem matemática é a área do conhecimento que estuda a simulação de sistemas reais a fim de prever o comportamento destes, sendo empregada em diversos campos de estudo, tais como física, química, biologia, economia e engenharias. Ou seja, a modelagem matemática consiste na atividade (ou tentativa) de descrever matematicamente um fenômeno.

SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ao término desta aula você será capaz de entender a evolução histórica da Segurança do Trabalho e conhecer as normas regulamentadoras, principal referencial legal que estabelece as diretrizes que devem ser seguidas pelas empresas, a fim de assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro.

FERRAMENTAS CAD

Utilização de ferramenta CAD para projetos de cabeamento de redes de computadores.

TECNOLOGIAS DE IMPRESSÃO

A impressão digital deixou há muito tempo de ser um sistema com qualidade ruim e de baixa produtividade. As principais tecnologias de impressão digital são os sistemas diretos (jato de tinta e termográfica) e os sistemas indiretos (eletrofotográfico e magnetográfico).

DIAGRAMAÇÃO E DOCUMENTOS – ADOBE INDESIGN

Funções da diagramação. Planejamento gráfico. Adaptação dos elementos na página impressa. Princípios de editoração eletrônica -uso dos principais programas. Papel dos infográficos na página impressa (o que são, para que servem). Criatividade em diagramação. Dicas para criação de web-site (o layout de um site, os elementos, estrutura).

CONSTRUÇÃO E ANIMAÇÃO DE CENÁRIOS E OBJETOS 2D E 3D

Você aprenderá novas maneiras de criar efeitos visuais, do script à tela, com direção de arte focada à animação e agregar mais valor ao seu portfólio. Irá conhecer novas plataformas de trabalho, podendo assumir projetos maiores e se especializar em Motion Design no futuro.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Auto avaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

Carga horária

1.088 horas

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