Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica

Sobre o curso

Objetivos

O objetivo do curso técnico em Eletrotécnica é fornecer aos alunos conhecimentos e habilidades relacionados a sistemas elétricos e eletrônicos. Isso abrange a compreensão de circuitos elétricos, geração, distribuição de energia, instalações elétricas e automação industrial. O curso visa formar profissionais aptos a realizar projetos, manutenção e operação de sistemas elétricos, atendendo às demandas da indústria, construção e setor energético.

Público-Alvo

O curso técnico em Eletrotécnica é composto por estudantes e profissionais interessados em adquirir conhecimentos práticos e teóricos em sistemas elétricos. Indivíduos que desejam atuar na área de instalações elétricas, automação industrial e manutenção de equipamentos elétricos também fazem parte desse público-alvo. O curso atende a quem busca uma carreira na indústria elétrica e setores relacionados.

Conteúdo

Módulo 01

INTRODUÇÃO AO EAD

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, visando atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

INTRODUÇÃO À LIBRAS

Introdução às práticas de compreensão e produção em LIBRAS através do uso de estruturas e funções comunicativas elementares. Concepções sobre a Língua de Sinais. O surdo e a sociedade.

ELETRICIDADE I

Conhecer e entender os princípios da eletrostática e as leis básicas da eletrodinâmica. Conhecer as principais formas de ondas que modelam as grandezas elétricas. Definir os efeitos resistivo, capacitivos e indutivos em análise de circuitos. Analisar circuitos elétricos de corrente contínua.

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD 2D

Acesso ao AutoCAD; configuração do AutoCAD; introdução ao editor gráfico; manipulação de arquivos; parâmetros para iniciar um desenho; sistemas de coordenadas; recursos de visualização; construções de objetos primitivos; edição de desenhos; alteração de propriedades de objetos; dimensionamento; Hachuras; Trabalho em camadas; Plotagem; Trabalho com escalas diferentes.

MATEMÁTICA APLICADA

Conceitos Algébricos: conjuntos numéricos, axiomas e propriedades; 2. Funções: Tipos especiais de funções, representações gráficas e aplicações; 3. Limites e Continuidade; 4. Derivadas: regras de derivação e aplicações.

FÍSICA APLICADA

Teoria dos erros; Fontes convencionais e não-convencionais de energia; fusão e fissão nuclear; radioatividade; decaimento radioativo; hidrodinâmica; A Segunda Lei da termodinâmica.

Módulo 02

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

A informática nasce da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados à área de cálculo e gerenciamento. Desse modo, conhecer a história dos computadores é importante, pois é através do estudo do passado que podemos compreender e valorizar o presente. No decorrer desta aula teremos a oportunidade de analisar exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da humanidade.

GESTÃO EMPRESARIAL

As organizações no contexto atual. Tipos de organizações. Organogramas funcionais. Teorias gerais da Administração. Mudanças no contexto atual, internacional e nacional. Ambientes micro, meso e macro. O que é gerenciar. Características de uma gestão eficaz. O gestor e desafios. Abordagem básica sobre Estratégia.

NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Devido o grande número de acidentes de trabalho relacionados a serviços em instalações elétricas. O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Norma regulamentadora n.º 10, também conhecida pela sigla NR-10, cujo recebe o título de “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”.

ELETRÔNICA DIGITAL

O curso profissionalizante de eletrônica digital ensina a respeito de circuitos integrados e programação, abordando diversos aspectos da área de informática e telecomunicações. Confira alguns dos temas abordados nesse curso online.

PROJETOS ELÉTRICOS

Projetos elétricos.

PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Projetos de Automação Industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, visando aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias-primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie.

INTERPRETAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO

Desde então, foram aperfeiçoados e implementados, se mostrando relevantes no mundo todo. Há muito tempo, os desenhos começaram a fazer parte da história da humanidade. Diagnóstico Gratuito. Serviços: Desenho Técnico, Análise estrutural, Estrutura Metálica.

Módulo 03

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

Nas instalações elétricas de baixa tensão, seus componentes e materiais estão relacionados ao funcionamento de um sistema elétrico, também chamado de circuito. As instalações elétricas de baixa tensão têm tensão igual ou inferior a 50-1000 Vca, corrente alternada, e 120-1500 Vcc, corrente contínua.

ELETRÔNICA INDUSTRIAL

Introdução. Dispositivos utilizados na eletrônica de potência. Conversores CA/CC controlados e não controlados (monofásicos e trifásicos). Conversores CC/CA (monofásicos e trifásicos). Conversores CA-CC-CA e sua aplicação no acionamento de máquinas elétricas. Qualidade de energia.

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES

Formar profissionais para atuarem nas mais diversas funções relacionadas às telecomunicações, tais como planejamento, implantação, manutenção e gerenciamento de projetos de diferentes sistemas de telecomunicações, abrangendo os principais segmentos como telefonia (convencional e VoIP), transmissão, comunicação de dados, serviços celulares, TV a cabo, serviços telemáticos e outros sistemas emergentes. Com a grande evolução tecnológica dos meios de comunicação, como telefonia digital, telefonia móvel, larga utilização de fibras ópticas, TV digital e interativa, Internet, enfim, os chamados multimeios de comunicação, cresce cada vez mais a demanda por profissionais especializados e altamente qualificados para essa área de atuação.

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Energias Renováveis capacita profissionais para compreender o processo de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica através das fontes de energia renováveis. Eólica, Solar, Hidráulica e outras fontes emergentes e, dessa forma, realizar atividades de especificação, projeto, implantação, operação e manutenção de sistemas residenciais, comerciais e industriais que utilizem essas formas de energia.

GERAÇÃO, CONSERVAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, o mesmo) com menos, mantendo o conforto e a qualidade.

TECNOLOGIA MECÂNICA

Processos mecânicos de usinagem, processos mecânicos de conformação, processos não convencionais de produção, máquinas operatrizes. Movimentos e relações geométricas do processo de usinagem. Ferramentas. Usinagem. Fluidos de corte. Economia no processo de usinagem. Escalonamento da velocidade de máquinas ferramentas. Variadores escalonados. Caixas de velocidade. Prática de oficina.

PRINCÍPIOS DA ELETRÔNICA ANALÓGICA

Física dos Semicondutores; Diodos Semicondutores: Junção PN, Circuitos com Diodos, Diodos Zener e Outros tipos de diodos; Transistores Bipolares: Características, Polarização; Operação como Amplificador; Transistores de Efeito de Campo: Características; Polarização; Operação como Amplificador; Amplificadores Operacionais: Configurações Básicas; Circuitos com Amplificadores Operacionais. Linguagens de descrição de hardware. Blocos lógicos fundamentais (portas, flip-flop, contadores, registradores, PLA). Expressões lógicas e minimização. Circuitos combinatórios. Circuitos sequenciais.

ENSAIOS DE MÁQUINAS ELÉTRICAS

O método do ensaio a vazio dos motores de indução utiliza o motor liga na rede elétrica com a tensão e frequência nominal da rede.

COMANDOS ELETROELETRÔNICOS

Os defeitos mais comuns que acontecem nos contatores e os problemas causados nos circuitos elétricos por eles comandados; a reversão de rotação de motores trifásicos; o sistema de partida para motor trifásico com comutação automática estrela-triângulo, com contatores e com relé de proteção conjugado a um transformador de corrente; a reversão de motor trifásico tipo Dahlander são algumas das aplicações dos comandos eletroeletrônicos tratados.

SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA E NA LOGÍSTICA

As máquinas fazem parte do dia a dia da indústria e da rotina do trabalhador. Elas foram responsáveis por muitas transformações no processo de trabalho e também nas relações de trabalho. Neste capítulo iremos identificar os riscos mais comuns no trabalho com máquinas e equipamentos na indústria, avaliar rotinas e protocolos de trabalho para minimização de acidentes e adotar protocolos, equipamentos e técnicas de prevenção no trabalho em instalações elétricas, conforme a Norma Regulamentadora NR 10, atuando de modo preventivo frente aos riscos no trabalho com máquinas e equipamentos. Vamos conhecer os riscos envolvidos na indústria metalúrgica.

Módulo 04

ANÁLISE DE CIRCUITOS ELETROELETRÔNICOS

A análise de circuitos estuda o comportamento da passagem de corrente por um circuito elétrico. Um circuito elétrico é basicamente composto por uma fonte de tensão, componentes elétricos e condutores.

 ERGONOMIA E MEDICINA DO TRABALHO

Você sabia que o homem das cavernas já se preocupava na produção de elementos que fossem adequados às suas necessidades e características? Que a ergonomia abrange inúmeras áreas de conhecimento, não sendo adotada apenas no ambiente de trabalho, como também em qualquer produto que o homem possa aproveitar? E que o ergonomista precisa ter conhecimento avançado sobre múltiplos campos de conhecimento em qualquer esfera que seja indispensável para o seu exercício? A ergonomia estuda a adaptação do trabalho às características dos indivíduos, oferecendo conforto, segurança e o bom desempenhos das atividades laborais; possui três tipos, que são a ergonomia física, a ergonomia cognitiva e a ergonomia individual; e possui classificações de acordo com alguns autores. Nesta unidade compreenderemos como começou a história da ergonomia, seus principais conceitos, valores e aplicações, seus tipos e classificações e o custo-benefício apresentado pela ergonomia.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Símbolos gráficos e materiais elétricos utilizados em instalações elétricas. Dimensionamento de condutores, eletrodutos e dispositivos de proteção.

PROGRAMAÇÃO CLP

A programação CLP é agrupada em dois grandes blocos característicos de suas funções. A programação textual, que diz respeito a todos os registros de linguagem textual, e a programação gráfica, que trabalha com todo o layout e respectivas funcionalidades.

METODOLOGIA DA MANUTENÇÃO

Elementos de manutenção (definições sobre manutenção, tipos e políticas); introdução à confiabilidade (conceitos, taxa de falhas e confiabilidade de sistemas); introdução à mantenabilidade (conceitos, classificação da manutenção preventiva e taxa de reparo); disponibilidade (conceitos); detecção de falhas em projetos e processos (FTA e FMEA); técnicas e filosofias de manutenção (MBC, MPT e sistemas informatizados de gestão da manutenção).

Módulo 05

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE MÉDIA E ALTA TENSÃO

Especializados em instalações elétricas de baixa, média e alta tensão desde 1989, nossa missão tendo sido oferecer soluções em instalações elétricas com qualidade no atendimento e agilidade.

ELEMENTOS DE MÁQUINAS

Conhecimentos básicos sobre o comportamento, propriedades e aplicação dos principais materiais metálicos (ferrosos e não ferrosos) utilizados nas construções mecânicas; embasamento teórico com fundamentações práticas dos principais elementos constituintes das máquinas e equipamentos (eixos, chavetas, acoplamentos, mancais de rolamento e deslizamento). Como complemento, estudar e dimensionar os diferentes tipos de transmissões (correias, engrenagens e correntes) usados nos sistemas mecânicos.

CONTROLE E ACIONAMENTO DE MÁQUINAS

No curso de Controle e Acionamento de Máquinas Elétricas estudaremos os motores elétricos por meio de uma ferramenta conhecida como circuito equivalente, serve para estudar o equipamento mediante uma representação. Os parâmetros obtidos do circuito equivalente servem para determinar parâmetros que serão úteis para propósitos de controle.

TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Definição de transferência de calor. Aplicação das Leis da Conservação. Condução unidimensional em regime estacionário. Condução bidimensional em regime estacionário. Condução em regime transiente. Convecção (escoamento interno, escoamento externo, convecção natural). Radiação. Troca de radiação entre superfícies. Trocadores de calor.

PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS

A proteção de qualquer sistema elétrico é feita visando diminuir ou evitar risco de vida e danos materiais, quando ocorrer situações anormais durante a operação do mesmo.

ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Auto avaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

Carga horária

1.440 horas

Preencha o campo abaixo para que nossos consultores entre em contato com você.