Informática para internet

Técnico em Informática para Internet

Sobre o curso

Objetivos

O objetivo do curso técnico em Informática para Internet é fornecer aos alunos conhecimentos e habilidades necessários para atuar na criação, desenvolvimento e manutenção de soluções digitais para a web. Isso abrange a compreensão de linguagens de programação, design de interfaces, desenvolvimento de sites e aplicativos web, além de noções de marketing digital e segurança online. O curso visa formar profissionais aptos a contribuir para a construção e aprimoramento de projetos web inovadores e funcionais.

Público-Alvo

O curso técnico em Informática para Internet engloba estudantes e entusiastas da tecnologia que desejam adquirir habilidades práticas em desenvolvimento web, design de interfaces e marketing digital. Indivíduos interessados em carreiras relacionadas a criação de sites, aplicativos web e presença online para negócios também fazem parte desse público-alvo. O curso atende a quem busca se destacar na área de tecnologia voltada para a internet.

Conteúdo

Módulo 01

INTRODUÇÃO AO EAD

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Dependendo em que atividade se trabalhe, errar um texto pode ser imensamente comprometedor. Imagine, por exemplo, que você trabalhe em uma faculdade, no departamento de Letras, e comete alguns “errinhos” de português em uma mensagem publicada na página oficial da instituição em uma grande rede social. Vexatório, não é? Dia a dia as empresas vão passando por situações como esta. E-mails, postagens, cartazes, banners e folders eletrônicos, de modo geral, necessitam de um revisor de língua portuguesa para filtrar possíveis erros na redação desses textos. Mas, nem sempre isto é possível. Assim, cada profissional deve buscar seu melhoramento no que tange ao seu modo de escrever, procurando se utilizar do formato e estilo mais adequado à comunicação com seu público alvo. Dúvidas? Não se preocupe. Recorra ao fórum de dúvidas e discussões para socializar o seu conhecimento e esclarecer todas as suas dúvidas.

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, visando atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

A informática nasce da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados à área de cálculo e gerenciamento. Desse modo, conhecer a história dos computadores é importante, pois é através do estudo do passado que podemos compreender e valorizar o presente. No decorrer desta aula teremos a oportunidade de analisar exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da humanidade.

BANCO DE DADOS

Ao longo desta aula veremos o que é um arquivo de programa e os vários tipos de arquivos de dados gerados e manipulados por ele, observando como ocorre o processamento de arquivos de áudio, vídeo, imagens, textos e outros tipos. Veremos também como ocorre a compactação de arquivos e no que consiste essa compactação, além de visualizar métodos e ferramentas utilizados para fazer “recovery” e “backups”. E, por último, como se realiza a sincronização dos arquivos na “nuvem”. Ao longo desta aula, não esqueça de recorrer ao fórum de dúvidas e discussões para socializar o seu conhecimento. Depois, desenvolva as atividades e questões sugeridas. Nós estaremos à sua disposição em caso de dificuldades!

SEGURANÇA DO TRABALHO

Conceitos e Legislação de Segurança do Trabalho. Análise de Riscos. Acidentes e. Doenças do Trabalho: Princípios, Regras e Métodos de Prevenção.

MATEMÁTICA APLICADA

Conceitos Algébricos: conjuntos numéricos, axiomas e propriedades; 2. Funções: Tipos especiais de funções, representações gráficas e aplicações; 3. Limites e Continuidade; 4. Derivadas: regras de derivação e aplicações.

INGLÊS INSTRUMENTAL I

Introdução de estruturas básicas da língua inglesa e estratégias necessárias à leitura e compreensão de textos escritos.

INGLÊS INSTRUMENTAL II

Aspectos lexicais e estruturais do inglês. Estratégias: 1 – aspectos gráficos como forma de predição do tema central do texto. 2 – Palavras cognatas. 3 – Palavras repetidas. 4 – “skimming”. 5 – Palavras-chave. 6 – Tópico frasal. 7 – Referência contextual. 8 – Elementos de conexão contextual. Caberá ao professor da disciplina a seleção de aspectos que sejam relevantes ao curso e que complementem aqueles já apresentados na disciplina LET053-Inglês Instrumental I

REDES DE COMPUTADORES

Redes de Computadores (MAN, WAN, LAN). Modelo de Referência OSI da ISO. Arquitetura de Redes (TCP/IP e proprietárias). Redes públicas de comunicação de dados (tipos, padrões, utilização). Interligação de redes. Protocolos. Projeto de Redes.

ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Ética, cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade, inclusão e afins.

QUALIDADE DE SOFTWARE

Revisões, auditoria e inspeções. Garantia de qualidade. Análise de causa e prevenção de defeitos. Avaliação de atributos de qualidade. Métricas e medidas da qualidade de software.

Módulo 02

ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS

Vivemos em um mundo onde quase todas as coisas derivam de outras, ou até mesmo, em alguns casos, são semelhantes entre si, com pequenas variações. As características de derivação e variação afetam desde objetos até animais, plantas, elementos químicos e tudo o mais. Em alguns casos, conseguimos definir a existência de um grupo específico de objetos que apresentam características e comportamentos semelhantes. A esses objetos damos o nome de coletivos. Um exemplo disto é o coletivo de animais de corte, o gado. Este é, portanto, um coletivo que abrange diversos grupos de animais, como bois, vacas, cabras, ovelhas, bodes, etc.

DESENVOLVIMENTO WEB I

Linguagens para Internet: SGML, HTML, XML e Java Script. Sites estáticos e dinâmico, ferramentas para construção e manutenção de páginas na Web. Projeto prático de construção de um site visando a utilização de técnicas de design. Descrição do protocolo HTTP e suas funcionalidades. Linguagem de formatação HTML. Tags de formatação. Tags de inclusão de objetos. Tags de ligação. Frames. Descrição de componentes de páginas. Formulários HTML. Software de autoria para páginas HTML, editores HTML. Linguagem de apresentação dinâmica. Introdução a formatação de estilo. Introdução a linguagens de script: validação de formulários.

DESENVOLVIMENTO WEB II

Criação de páginas dinâmicas interagindo com banco de dados; desenvolvimento de aplicações web, com a geração de relatórios, gráficos e interfaces. Linguagens da disciplina: PHP, PHP Orientado a Objetos.

PROJETO E PRÁTICA PROFISSIONAL I

Apresentar aos estudantes alguns subsídios teóricos e práticos.

Módulo 03

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Visão geral sobre a Engenharia de Software; Processos de desenvolvimento de software; práticas de desenvolvimento de software; Modelos de processo; engenharia de requisitos; planejamento e gerenciamento de projetos; especificação de software; projeto de software; metodologias de desenvolvimento de software; verificação, Validação e Teste de Software; Evolução de software; gerenciamento de configuração de software; ferramentas CASE.

IMPLANTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS WEB

Serviços cliente/servidor. Arquitetura cliente/servidor. Ambientes de servidor. Instalação, configuração e manutenção dos serviços: web, DNS, FTP. Correio eletrônico. Compartilhamento de arquivos. Impressão. Ferramentas utilizadas na administração de serviços.

INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

Introdução a Interfaces Homem Computador (IHC). Aspectos humanos. Design de sistemas interativos. Técnicas de design. Contextos e fundamentos do design. Ferramentas de suporte. Avaliação.

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES

Lógica computacional. Segurança Digital. Tecnologia da Comunicação e Informação. Formas de aplicação da Tecnologia da Informação na organização. Identificação de áreas para negócios em TI, contato com ambiente de inovação tecnológica. O novo ambiente e os novos segmentos para o desenvolvimento de negócios na Internet, mercado virtual, globalização de processos através da Tecnologia. Data Warehouse. Data Mining.

SEGURANÇA DE SISTEMAS WEB

Políticas de segurança, responsabilidades e controle em sistemas de informação. Auditoria de Sistemas Computacionais. Controle de acesso e senhas.

DESENVOLVIMENTO WEB III

Linguagem de programação de alto nível para a web, gerenciamento de ciclo de vida de objetos, persistência de objetos, ciclo de vida de requisições, modelo MVC, framework MVC, padrões de projeto na web, estilização com framework, gestão de dependências de projetos e distribuição de aplicações.

PROJETO E PRÁTICA PROFISSIONAL II

Prática profissional como componente curricular.

ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Auto avaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

Carga horária

1.240 horas

Preencha o campo abaixo para que nossos consultores entre em contato com você.