Manutenção e Suporte para informática

Técnico em Manutenção e Suporte para Informática

Sobre o curso

Objetivos

O objetivo do curso técnico em Manutenção e Suporte para Informática é capacitar os alunos com habilidades práticas e teóricas relacionadas à manutenção, reparo e suporte de equipamentos e sistemas de informática. Isso abrange a compreensão de hardware, software, redes, solução de problemas e atendimento ao cliente. O curso visa formar profissionais aptos a oferecer suporte técnico, resolver questões tecnológicas e garantir o funcionamento eficiente dos sistemas de informática em ambientes empresariais e domésticos.

Público-Alvo

O curso técnico em Manutenção e Suporte para Informática abrange estudantes e entusiastas de tecnologia interessados em adquirir habilidades práticas em manutenção de computadores, redes e suporte técnico. Indivíduos que desejam trabalhar na área de assistência técnica, resolução de problemas de TI e atendimento ao cliente também fazem parte desse público-alvo. O curso atende a quem busca uma carreira na área de suporte e manutenção de sistemas de informática.

Conteúdo

Módulo 01

INTRODUÇÃO AO EAD

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, visando atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

INGLÊS INSTRUMENTAL

Introdução de estruturas básicas da língua inglesa e estratégias necessárias à leitura e compreensão de textos escritos.

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

ELETRICIDADE

Conhecer e entender os princípios da eletrostática e as leis básicas da eletrodinâmica. Conhecer as principais formas de ondas que modelam as grandezas elétricas. Definir os efeitos resistivo, capacitivos e indutivos em análise de circuitos. Analisar circuitos elétricos de corrente contínua.

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

A informática nasce da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados à área de cálculo e gerenciamento. Desse modo, conhecer a história dos computadores é importante, pois é através do estudo do passado que podemos compreender e valorizar o presente. No decorrer desta aula teremos a oportunidade de analisar exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da humanidade.

ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL

Fundamentos da ética. Moral. Interação entre a ética e a moral. Valores. O papel do cidadão e do profissional, inserido no meio científico-político-social. Ética e Cidadania. Exclusão social e violência. Política e Cidadania.

GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS I

Conceitos sobre Sistemas Operacionais. Classificação dos Sistemas Operacionais. Gerenciamento de Processos.

TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS

Modelagem e Projeto de Bancos de Dados. Arquitetura de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados. Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados atuais. Linguagens de Definição e Manipulação de Dados. Desenvolvimento de aplicações de banco de dados. Introdução ao Data Mining.

Módulo 02

TESTES DE SOFTWARE

A importância de Testes para o Desenvolvimento de Software. Conceitos fundamentais sobre Verificação e Validação. Fundamentos de Testes. Tipos de Testes. Estágios de Testes. Práticas: Review, Passeio (walkthrough) e Inspeção. Principais Ferramentas.

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL PROPRIETÁRIO – WINDOWS SERVER

O software proprietário, privativo ou não livre, é um software para computadores licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Conforme o local de distribuição do software, este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor, assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros.

HARDWARE BÁSICO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

Dessa forma esse curso trabalha de forma consistente na formação de técnicos qualificados para atendimento em residências e pequenas empresas. Além disso, o curso prepara os futuros profissionais para terem conhecimento o suficiente para montar qualquer tipo de configuração para qualquer tipo de finalidade: games, engenharia, arquitetura, design, etc.

PROGRAMAÇÃO – CODING MOBILE (JAVA)

O curso Introdução ao Coding (Mobile) propiciará conhecimento sobre programação em um aparelho de celular Android, por meio da linguagem Java. Serão apresentados o funcionamento desse sistema operacional, sua história, características e requisitos, como instalar e configurar os componentes básicos do Android Studio, as principais peculiaridades da estrutura de projetos nessa plataforma, suas funções e arquivos.

ELETRÔNICA DIGITAL

O curso profissionalizante de eletrônica digital ensina a respeito de circuitos integrados e programação, abordando diversos aspectos da área de informática e telecomunicações. Confira alguns dos temas abordados nesse curso online.

Modulo 03

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Segurança da informação é a proteção de dados de propriedade das organizações contra ameaças diversas. Trata-se de um esforço pautado por ações que objetivam mitigar riscos e garantir a continuidade das operações.

INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES E PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO

As redes de computadores fazem parte de nossas vidas já há bastante tempo. O significado da palavra “rede” representa fios entrelaçados, como em um tecido, e é devido à ideia de estrutura de entrelaçamento que o termo rede vem sendo empregado. Hoje, uma rede de computadores nada mais é do que um sistema capaz de reunir empresas e usuários em torno de objetivos e ações em comum. Será isso que nós veremos a partir desta disciplina, em como montar e administrar uma rede de computadores, em todas as suas nuances. Preparado para uma viagem rumo ao conhecimento? Então, aperte os cintos e boa viagem!

METODOLOGIA DA MANUTENÇÃO

Elementos de manutenção (definições sobre manutenção, tipos e políticas); introdução à confiabilidade (conceitos, taxa de falhas e confiabilidade de sistemas); introdução à mantenabilidade (conceitos, classificação da manutenção preventiva e taxa de reparo); disponibilidade (conceitos); detecção de falhas em projetos e processos (FTA e FMEA); técnicas e filosofias de manutenção (MBC, MPT e sistemas informatizados de gestão da manutenção).

INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS

Um banco de dados é uma coleção organizada de informações – ou dados – estruturadas, normalmente armazenadas eletronicamente em um sistema de computador.

ATUALIDADE E DISPOSITIVOS MÓVEIS

Evolução tecnológica: computadores e dispositivos móveis e demais tecnologias da atualidade.

APLICATIVOS PARA PROJETOS

Projeto e representação de algoritmos. Estruturas de controle de fluxo de execução. Programação usando a arquitetura de aplicativos multicamadas.

INSTALAÇÃO PARA COMPUTADORES I

Configuração de computadores pessoais. Aterramento. Estabilizadores, no-breaks, filtros de linha, componentes de placa mãe. Microprocessadores, memórias. Conectores. Instalação de sistemas operacionais. Instalação de dispositivos. Instalação de componentes. Instalação de aplicativos.

INSTALAÇÃO PARA COMPUTADORES II

Configuração de redes locais. Atualização de sistemas. Diagnósticos e correção de falhas em micros. Configuração e diagnóstico de notebooks e netbooks. Configurações de dispositivos móveis. Serviços de backup. Formatação de unidades e instalação de programas. Eliminação e prevenção de vírus e outras formas de ataque aos computadores.

ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Auto avaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

Carga horária

1.440 horas

Preencha o campo abaixo para que nossos consultores entre em contato com você.