Marketing e comunicação

Técnico em Marketing e Comunicação

Sobre o curso

Objetivos

O objetivo do curso técnico em Marketing e Comunicação é fornecer aos alunos conhecimentos e habilidades fundamentais para atuar nas áreas de marketing, publicidade e comunicação. Isso abrange a compreensão de estratégias de marketing, criação de campanhas publicitárias, gestão de mídias sociais, branding e comunicação corporativa. O curso visa formar profissionais aptos a desenvolver estratégias de marketing eficazes, criar conteúdo impactante e promover a comunicação eficiente entre empresas e seus públicos-alvo.

Público-Alvo

O curso técnico em Marketing e Comunicação é composto por estudantes e entusiastas interessados em adquirir habilidades práticas em estratégias de marketing, publicidade e comunicação. Indivíduos que desejam trabalhar em áreas como branding, gestão de mídias sociais, criação de conteúdo e comunicação corporativa também fazem parte desse público-alvo. O curso atende a quem busca uma carreira dinâmica na indústria de marketing e comunicação.

Conteúdo

Módulo 01

INTRODUÇÃO AO EAD

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, visando atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

MARKETING DIGITAL

Com a graduação em Marketing Digital, o aluno irá desenvolver habilidades comerciais para o crescimento local, regional ou ainda global de negócios. Poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e planejamento estratégico sobre produtos e serviços.

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Comunicação gerencial; Comunicação administrativa; Comunicação social; Comunicação interna e a comunicação externa; Etiqueta Empresarial: Ética Empresarial; Marketing pessoal; Comunicação Gerencial e Administrativa. Estratégia de elaboração de procedimentos; Estratégia de comunicação visual; Regulamentos e procedimentos.

ESTÃO DE PROJETOS

Contexto da gerência de projetos nas organizações. Coordenação das atividades do projeto e Gerência do escopo do Projeto Processos de gestão do tempo no contexto do projeto. Mapeamento dos custos do projeto e Gerência da qualidade do projeto Dimensionado os Recursos Humanos do projeto. Gerência dos riscos do projeto e Gerência das aquisições do projeto.

Módulo 02

INBOUND MARKETING

Conceito de Marketing de busca. Evolução dos motores de busca e o futuro da internet. SEM, SEO e PPC aplicados no Inbound Marketing. Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicadas ao Inbound Marketing.

MARKETING ELETRÔNICO E INTERNACIONAL

Marketing Eletrônico ou ainda Marketing Digital é um processo que estabelece uma combinação dos recursos de “marketing tradicional” com ferramentas eletrônicas, ou seja, mediante recursos via internet.

MÉTRICAS DO MARKETING

Métricas de marketing são indicadores utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing. Acompanhando as principais delas – que vão do número de visitantes até o volume de vendas – você consegue identificar o impacto das suas estratégias nos resultados da sua empresa.

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Modulo 03

MARKETING DE EVENTOS

O marketing de eventos é um tipo de marketing que implica na promoção de uma marca, produto, ou serviço por meio da realização, a participação ou marcando presença em eventos. O marketing de eventos ajuda a construir relacionamentos mais profundos com clientes e a educá-los sobre seu produto.

SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ao término desta aula você será capaz de entender a evolução histórica da Segurança do Trabalho e conhecer as normas regulamentadoras, principal referencial legal que estabelece as diretrizes que devem ser seguidas pelas empresas, a fim de assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro.

ANÁLISE E PESQUISA DE MERCADO

Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.

Modulo 04

ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Estratégia de marketing é um conjunto de ações colocadas em práticas para atingir às suas metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a marca. Representa todo o seu esforço para dar visibilidade ao negócio, atrair clientes e ser reconhecido como autoridade no nicho em que atua.

FUNDAMENTOS DE MARKETING

O curso Fundamentos de Marketing apresenta a você o marketing, importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços que assume uma posição estratégica na empresa, uma vez que contribui para a sua longevidade, agindo de forma diversa. Você irá aprender: Ampla noção do marketing nos diferentes segmentos da empresa; compreensão correta dos conceitos fundamentais de marketing; competência para analisar as iniciativas de marketing que ocorrem no cotidiano social.

MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA

Marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias que buscam valorizar a sua marca individual, fazendo com que você ganhe destaque no seu setor de trabalho. Isto é, ele faz com que o profissional seja mais notado pelas pessoas e atinja seus objetivos de forma permanente.

MARKETING DE SERVIÇOS E DO VAREJO

Marketing de varejo é o conjunto de atividades realizadas para gerar interesse das pessoas e, consequentemente, converter em vendas.

Modulo 05

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

História da publicidade; sua origem e fatos marcantes. Percepções da publicidade na sociedade: produção de bens, serviços e consumo. Conceitos de Publicidade e Propaganda, aspectos técnicos e teóricos da profissão. Noções de psicologia na Publicidade. Estrutura de uma agência, o setor da propaganda, legislação, perspectivas e tendências do mercado. Os serviços de comunicação e as novas alternativas de mídia a partir das tecnologias contemporâneas.

BUSINESS INTELLIGENCE

O business intelligence permite ajustes em tempo real e mudanças estratégicas de longo prazo que eliminam ineficiências, adaptam-se às mudanças do mercado.

MARKETING E PROPAGANDA DIGITAL

Com a graduação em Marketing Digital, o aluno irá desenvolver habilidades comerciais para o crescimento local, regional ou ainda global de negócios. Poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e planejamento estratégico sobre produtos e serviços. O curso pretende prover embasamento teórico e prático suficiente para a construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao profissional de Marketing, contribuindo com a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

ESTUDO DE MARKETING SUSTENTÁVEL

Implicações da Crise Ambiental para a estratégia das empresas e o empreendedorismo: Riscos e Oportunidades; Aplicação dos conceitos de desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade empresarial a novos negócios; Ecoestratégias pós-Quioto e economia verde; Definição de Empreendedorismo Sustentável e Tipos de Econegócios; Mapeamento de Oportunidades de Econegócios; Ecodesign, Inovação e Marketing Verde; Como planejar um empreendimento sustentável; medição do Impacto ambiental de produtos e operações e medição da sustentabilidade de novos empreendimentos.

Modulo 06

NEGOCIAÇÃO COMERCIAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO

Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Estilos de negociação de conflitos. Negociação como processo. Técnicas de negociação através da simulação e do estudo de casos. Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas. Princípios e conceitos básicos do Sistema de Informação mercadológica. Conceitos básicos sobre E-commerce e e-Business. Terminologia específica de informação voltada ao varejo eletrônico. O comércio eletrônico. O mercado virtual. O impacto da internet sobre as estratégias de negócio.

TÉCNICAS DE ATENDIMENTO EM HELPDESK

O serviço de help desk centraliza o recebimento das solicitações dos clientes, o que facilita as respostas e resolução dos problemas. O solucionador consegue resolver o problema do cliente fornecendo informações e esclarecimentos, sendo essa a parte mais fácil e prática do help desk.

VISUAL MERCHANDISING

Visual Merchandising é uma estratégia com a proposta de chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e também na oferta de uma experiência repleta de sensações.

ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Auto avaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

Carga horária

980 horas

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