Secretaria Escolar

Técnico em Secretaria Escolar

Sobre o curso

Objetivos

O objetivo do curso técnico em Secretaria Escolar é capacitar os alunos com conhecimentos e habilidades para atuar na gestão administrativa e documental de instituições educacionais. Isso abrange a compreensão de processos de matrícula, registro de notas, organização de documentos escolares, atendimento a pais e alunos, além de aspectos relacionados à legislação educacional. O curso visa formar profissionais aptos a desempenhar funções essenciais na eficácia operacional das escolas.

Público-Alvo

O curso técnico em Secretaria Escolar engloba estudantes e interessados em adquirir habilidades práticas em gestão administrativa de instituições educacionais. Pessoas que desejam trabalhar na área de suporte escolar, documentação acadêmica e atendimento aos pais e alunos também fazem parte desse público-alvo. O curso atende a quem busca uma carreira na administração eficiente de escolas e outros estabelecimentos de ensino.

Conteúdo

Módulo 01

INTRODUÇÃO AO EAD

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Dependendo em que atividade se trabalhe, errar um texto pode ser imensamente comprometedor. Imagine, por exemplo, que você trabalhe em uma faculdade, no departamento de Letras, e comete alguns “errinhos” de português em uma mensagem publicada na página oficial da instituição em uma grande rede social. Vexatório, não é? Dia a dia as empresas vão passando por situações como esta. E-mails, postagens, cartazes, banners e folders eletrônicos, de modo geral, necessitam de um revisor de língua portuguesa para filtrar possíveis erros na redação desses textos. Mas, nem sempre isto é possível. Assim, cada profissional deve buscar seu melhoramento no que tange ao seu modo de escrever, procurando se utilizar do formato e estilo mais adequado à comunicação com seu público alvo. Dúvidas? Não se preocupe. Recorra ao fórum de dúvidas e discussões para socializar o seu conhecimento e esclarecer todas as suas dúvidas.

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Segurança da informação é a proteção de dados de propriedade das organizações contra ameaças diversas. Trata-se de um esforço pautado por ações que objetivam mitigar riscos e garantir a continuidade das operações.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Aprimore a comunicação interpessoal, visando a excelência no atendimento aos clientes, fornecedores e companheiros de trabalho, aumentando a competitividade no mercado de trabalho. Seja capaz de prestar um atendimento ao público de qualidade, adotando procedimentos adequados, a boa comunicação e orientação técnica específica dos serviços.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Estudo dos múltiplos aspectos do comportamento humano nas organizações. O que é a ciência do comportamento. Modelos e quadros de referência; Organizações e Comportamento; indivíduo – variáveis intrínsecas e extrínsecas determinantes do comportamento; atitude, percepção, aprendizagem, motivação. Os grupos na organização – Como se formam; características dos grupos – Hierarquia, normas, papéis, coesão, objetivos; conflitos intra e intergrupais. Liderança e poder. Comunicação empresarial. Clima e cultura organizacionais.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Nesta disciplina, desenvolveremos estudos no campo da Língua Portuguesa e da Comunicação e procuraremos compreender as formas de expressão, a linguagem e suas transformações com o passar dos tempos, assim como a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sociedade contemporânea.

Módulo 02

CURRÍCULOS E PROJETOS PEDAGÓGICOS

O currículo constitui um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. Este aparente consenso esconde um equívoco. Não existe uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas. O currículo continua a ser identificado, com o “plano de estudo”. Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso. “Em termos práticos, como escreve Ribeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, conforme o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar”.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Olá! Seja muito bem-vindo a nossa Unidade 1, e o nosso objetivo é auxiliar você no desenvolvimento das seguintes competências profissionais até o término desta etapa de estudos.

GESTÃO EDUCACIONAL

Você sabia que a área da Gestão Educacional é um campo muito importante na educação? Pois, trata-se de uma área responsável pela geração de muitos empregos, pois gerir uma instituição educacional é a chave para o sucesso dos que ali transitam, e será um dos empregos que não acaba, pois educação está em todo lugar. Isso mesmo. A área de Gestão Educacional faz parte da cadeia de ações que devem acontecer em prol do processo Ensino-aprendizagem de uma instituição educativa, em nosso caso a escola. Sua principal responsabilidade é gerenciar questões financeiras, administrativas, pedagógicas e relações interpessoais. Tudo isso envolve normas.

ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Nessa disciplina iremos aprender que a história da educação é composta pela luta de desigualdade social e econômica que reflete na educação brasileira. O Brasil deve desenvolver práticas pedagógicas por meio de políticas democráticas, que reconheçam as diferenças geográficas e econômicas de cada região, que visem garantir uma educação de qualidade e significativa ao educando.

PRÁTICAS DE SECRETARIA ESCOLAR

Em linhas gerais, é papel do secretário escolar: gerenciar os registros e documentos escolares; operacionalizar processos de matrícula e transferência de alunos; controlar e organizar os registros da vida acadêmica dos estudantes; resolver trâmites para registro de conclusão de curso, colações de grau e formaturas.

ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Auto avaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

Carga horária

1.000 horas

Preencha o campo abaixo para que nossos consultores entre em contato com você.