Módulo 01
INTRODUÇÃO AO EAD
Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
O ambiente organizacional. Estrutura organizacional. Gestão de pessoas: o papel das pessoas nas empresas. A função do planejamento nas empresas. Diferenças entre os níveis de planejamento. Aspectos conceituais de empreendedorismo. Características dos empreendedores e desenvolvimento de negócios. Questões contemporâneas da gestão organizacional.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Sistemas. Empresa como sistema. Sistemas administrativos: análise e planejamento. Técnicas e instrumentos de análise. Análise crítica e inovação. Avaliação de sistemas. Interface entre trabalho do analista de organização e métodos. Estruturas organizacionais. Normalização e Elaboração de Normas e Manuais.
EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
MARKETING DIGITAL
Com a graduação em Marketing Digital, o aluno irá desenvolver habilidades comerciais para o crescimento local, regional ou ainda global de negócios. Poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e planejamento estratégico sobre produtos e serviços.
Módulo 02
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Aprimore a comunicação interpessoal, visando a excelência no atendimento aos clientes, fornecedores e companheiros de trabalho, aumentando a competitividade no mercado de trabalho. Seja capaz de prestar um atendimento ao público de qualidade, adotando procedimentos adequados, a boa comunicação e orientação técnica específica dos serviços.
DESINIBIÇÃO, DICÇÃO E ORATÓRIA
Saber falar em público é um diferencial para o sucesso, porém muitas pessoas perdem oportunidades por medo, por sentir o coração acelerado quando são o centro das atenções, por serem críticos demais consigo mesmos, por entrarem em sofrimento antecipado quando têm alguma apresentação ou por acharem que não levam jeito.
GESTÃO DE CUSTOS
A contabilidade de custos, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial; terminologia contábil básica; princípios contábeis aplicados a custos; algumas classificações e nomenclaturas de custos; custeio por absorção; critérios de rateio dos custos indiretos; materiais diretos; mão-de-obra direta.
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Informação gerencial. Tipos e usos de informação. Tratamento das informações contra atividades fins. Sistemas de apoio à decisão. Tópicos em gerenciamento dos sistemas: integração, segurança, controle. Uso estratégico da tecnologia da informação nas pequenas e médias organizações. Administração estratégica da informação. Aplicação da tecnologia da informação nas diversas áreas da empresa para obtenção de vantagens competitivas.
GESTÃO DE PROJETOS
Contexto da gerência de projetos nas organizações. Coordenação das atividades do projeto e Gerência do escopo do Projeto Processos de gestão do tempo no contexto do projeto. Mapeamento dos custos do projeto e Gerência da qualidade do projeto Dimensionado os Recursos Humanos do projeto. Gerência dos riscos do projeto e Gerência das aquisições do projeto.
Módulo 03
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
História da publicidade; sua origem e fatos marcantes. Percepções da publicidade na sociedade: produção de bens, serviços e consumo. Conceitos de Publicidade e Propaganda, aspectos técnicos e teóricos da profissão. Noções de psicologia na Publicidade. Estrutura de uma agência, o setor da propaganda, legislação, perspectivas e tendências do mercado. Os serviços de comunicação e as novas alternativas de mídia a partir das tecnologias contemporâneas.
E-COMMERCE
O comércio eletrônico na Internet, fundamentos e conceitos ligados a mercados eletrônicos. Comportamento do consumidor e mercado, atendimento ao cliente, propaganda, privacidade e segurança na web. Modelos e aplicações de comércio eletrônico. Estratégia e implementação de sistemas e estudos de caso em e-commerce. Melhores práticas em e-commerce e e-business.
NOÇÕES DE DIREITO IMOBILIÁRIO
A disciplina envolve noções básicas de Direito Imobiliário, questões materiais e procedimentais.
GESTÃO COMERCIAL
Gestão Comercial é a área que se relaciona com todas as transações do setor comercial de uma organização. Dessa forma, o gestor comercial é responsável por tarefas como formação de preços, pesquisas de mercado, relacionamento com clientes e fornecedores, definição de pontos de vendas, entre outras.
MARKETING DE RELACIONAMENTO
Princípios de marketing de relacionamento. Maximização do valor do cliente ao longo do tempo. Conceito e importância da gestão do relacionamento com o cliente. Políticas de captação, retenção e fidelização de clientes. Administração das ferramentas de relacionamento com clientes.
Módulo 04
FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA E URBANISMO
A área de concentração se propõe a investigar a produção da arquitetura, do urbanismo e do designe suas múltiplas articulações com a história da arte, da técnica, do patrimônio, da paisagem, da cidade e da habitação.
MODELAGEM 3D
Processo de criação de objetos e cenas em 3D, fluxo de trabalho em software de criação 3D, elementos construtores de objetos tridimensionais (vértices, arestas, faces), extrusão, materiais, texturas, iluminação em ambientes externos e internos, manipulação de câmera, projeções, renderização, modelagem poligonal e modelagem NURBS, uso de imagens de referência, modificadores, fotorrealismo, introdução à animação e simulação 3D.
NOÇÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Noções de Planejamento e Controle de Edificações.
ANÁLISE DE MERCADO
A presente unidade tem por objetivo apresentar uma visão geral dos últimos anos do mercado, destacando seus conceitos e características, tendo como finalidade a verificação de seus comportamentos, mudanças e tendências. Em seguida, contextualizamos a Análise de Mercado, apresentando também algumas ferramentas necessárias. Segue-se o contexto de profissionalização atual que o mercado vem sofrendo nos últimos 20 anos e, por fim, os principais desafios e as implicações para atualidade, nos contextos das cidades, campo e indústria. É importante destacar que a análise de tendências e comportamentos de um determinado nicho de mercado muitas vezes desperta em nós uma postura empreendedora, o que é muito salutar.
Módulo 05
ESTRATÉGIAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO
Estratégias de Negociação, Projeto de Inovação no mundo do Trabalho.
OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS
O início de qualquer curso é uma oportunidade repleta de expectativas. Mas um curso a distância, além disso, impõe ao aluno um comportamento diferente, ensejando mudanças no seu hábito de estudo e na sua rotina diária, porque estará envolvido com uma metodologia de ensino moderna e diferenciada, proporcionando absorção de conhecimentos e preparação para um mercado de trabalho competitivo e dinâmico.
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Modelos de gestão; estratégia empresarial, principais representantes; segmentação de mercado.
GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Apresentar os conceitos gerais e básicos, relacionados à gestão da inovação tecnológica; evolução da inovação e seus fundamentos tecnológicos; modelos de inovação tecnológica. A tecnologia como fonte de competitividade; gestão da propriedade industrial; incentivos governamentais à inovação tecnológica e prospecção tecnológica.
ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Auto avaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.
Carga horária
1.200 horas