Vendas

Técnico em Vendas

Sobre o curso

Objetivos

O objetivo do curso técnico em Vendas é capacitar os alunos com conhecimentos e habilidades relacionados à arte da venda e negociação. Isso abrange a compreensão de técnicas de persuasão, atendimento ao cliente, identificação de necessidades, fechamento de negócios e gestão de relacionamentos comerciais. O curso visa formar profissionais aptos a conduzir vendas eficazes, construir carteiras de clientes e contribuir para o sucesso das operações comerciais.

Público-Alvo

O curso técnico em Vendas abrange estudantes e indivíduos interessados em adquirir habilidades práticas em técnicas de venda e negociação. Pessoas que desejam atuar na área de vendas, representação comercial, gestão de clientes e atendimento também fazem parte desse público-alvo. O curso atende a quem busca uma carreira na área comercial e deseja aprimorar suas habilidades de vendas.

Conteúdo

Módulo 01

INTRODUÇÃO AO EAD

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, visando atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

Sistemas. Empresa como sistema. Sistemas administrativos: análise e planejamento. Técnicas e instrumentos de análise. Análise crítica e inovação. Avaliação de sistemas. Interface entre trabalho do analista de organização e métodos. Estruturas organizacionais. Normalização e Elaboração de Normas e Manuais.

MARKETING DIGITAL

Com a graduação em Marketing Digital, o aluno irá desenvolver habilidades comerciais para o crescimento local, regional ou ainda global de negócios. Poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e planejamento estratégico sobre produtos e serviços.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Aprimore a comunicação interpessoal, visando a excelência no atendimento aos clientes, fornecedores e companheiros de trabalho, aumentando a competitividade no mercado de trabalho. Seja capaz de prestar um atendimento ao público de qualidade, adotando procedimentos adequados, a boa comunicação e orientação técnica específica dos serviços.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, visando atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

Módulo 02

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Comunicação gerencial; comunicação administrativa; comunicação social; comunicação interna e a comunicação externa; etiqueta Empresarial: Ética Empresarial; Marketing pessoal; Comunicação Gerencial e Administrativa. Estratégia de elaboração de procedimentos; estratégia de comunicação visual; regulamentos e procedimentos.

DESINIBIÇÃO, DICÇÃO E ORATÓRIA

Saber falar em público é um diferencial para o sucesso, porém muitas pessoas perdem oportunidades por medo, por sentir o coração acelerado quando são o centro das atenções, por serem críticos demais consigo mesmos, por entrarem em sofrimento antecipado quando têm alguma apresentação ou por acharem que não levam jeito.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Visão Estratégica da Logística. Canais de Distribuição de Produtos. Distribuição Física de Produtos. Nível de Serviço ao Cliente. Gestão de Transportes. Gestão de Armazenagem. Gestão de Estoques. Gestão de Custos (inclusive ABC e ABM) na Logística de Distribuição de Produtos. Tecnologia da Informação (TI) aplicada à Logística de Distribuição de Produtos. Logística Reversa de Produtos & Embalagens.

GESTÃO DE CUSTOS

A contabilidade de custos, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial; terminologia contábil básica; princípios contábeis aplicados a custos; algumas classificações e nomenclaturas de custos; custeio por absorção; critérios de rateio dos custos indiretos; materiais diretos; mão-de-obra direta.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Estilos de negociação de conflitos. Negociação como processo. Técnicas de negociação através da simulação e do estudo de casos. Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas. Princípios e conceitos básicos do Sistema de Informação mercadológica. Conceitos básicos sobre E-commerce e e-Business. Terminologia específica de informação voltada ao varejo eletrônico, o comércio eletrônico, o mercado virtual, o impacto da internet sobre as estratégias de negócio.

GESTÃO DE PROJETOS

Contexto da gerência de projetos nas organizações. Coordenação das atividades do projeto e Gerência do escopo do Projeto Processos de gestão do tempo no contexto do projeto. Mapeamento dos custos do projeto e Gerência da qualidade do projeto Dimensionado os Recursos Humanos do projeto. Gerência dos riscos do projeto e Gerência das aquisições do projeto.

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Informação gerencial. Tipos e usos de informação. Tratamento das informações em relação a atividades fins. Sistemas de apoio à decisão. Tópicos em gerenciamento dos sistemas: integração, segurança, controle. Uso estratégico da tecnologia da informação nas pequenas e médias organizações. Administração estratégica da informação. Aplicação da tecnologia da informação nas diversas áreas da empresa para obtenção de vantagens competitivas.

Módulo 03

NEGOCIAÇÃO COMERCIAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO

Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Estilos de negociação de conflitos. Negociação como processo. Técnicas de negociação através da simulação e do estudo de casos. Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas. Princípios e conceitos básicos do Sistema de Informação mercadológica. Conceitos básicos sobre E-commerce e e-Business. Terminologia específica de informação voltada ao varejo eletrônico, o comércio eletrônico, o mercado virtual e o impacto da internet sobre as estratégias de negócio.

MARKETING DE SERVIÇOS E DO VAREJO

Marketing de varejo é o conjunto de atividades realizadas para gerar interesse das pessoas e, consequentemente, converter em vendas.

GESTÃO DE COMPRAS

Objetivos – Examinar os principais fatores que moldam o desenvolvimento da função, compras e da negociação, levando em consideração a mudança de uma abordagem, ganha-perde entre fornecedor e comprador para uma baseada em benefício mútuo – ganha-ganha; – Capacitar o profissional a coletar, organizar, analisar dados, e sugerir melhorias no processo de aquisição de materiais.

TÉCNICAS DE VENDAS

O curso dará dicas aplicáveis para o dia a dia do vendedor, que contribuirão para o fechamento das vendas.

ATENDIMENTO EM HELPDESK

O serviço de help desk centraliza o recebimento das solicitações dos clientes, o que facilita as respostas e resolução dos problemas. O solucionador consegue resolver o problema do cliente fornecendo informações e esclarecimentos, sendo essa a parte mais fácil e prática do help desk.

Módulo 04

TELEMARKETING

Aprimore a comunicação interpessoal, visando a excelência no atendimento aos clientes, fornecedores e companheiros de trabalho, aumentando a competitividade no mercado de trabalho. Seja capaz de prestar um atendimento ao público de qualidade, adotando procedimentos adequados, a boa comunicação e orientação técnica específica dos serviços.

ANÁLISE DE MERCADO

A presente unidade tem por objetivo apresentar uma visão geral dos últimos anos do mercado, destacando seus conceitos e características, tendo como finalidade a verificação de seus comportamentos, mudanças e tendências. Em seguida, contextualizamos a Análise de Mercado, apresentando também algumas ferramentas necessárias. Segue-se o contexto de profissionalização atual que o mercado vem sofrendo nos últimos 20 anos e, por fim, os principais desafios e as implicações para atualidade, nos contextos das cidades, campo e indústria. É importante destacar que a análise de tendências e comportamentos de um determinado nicho de mercado muitas vezes desperta em nós uma postura empreendedora, o que é muito salutar.

MÉTRICAS DO MARKETING

Métricas de marketing são indicadores utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing. Acompanhando as principais delas – que vão do número de visitantes até o volume de vendas – você consegue identificar o impacto das suas estratégias nos resultados da sua empresa.

GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Apresentar os conceitos gerais e básicos, relacionados à gestão da inovação tecnológica; evolução da inovação e seus fundamentos tecnológicos; modelos de inovação tecnológica. A tecnologia como fonte de competitividade; gestão da propriedade industrial; incentivos governamentais à inovação tecnológica e prospecção tecnológica.

ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Auto avaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

Carga horária

1.000 horas

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